terça-feira, 12 de julho de 2011

NEGAR A DEUS!


Certa feita um rapaz crente que trabalhava em uma grande empresa foi selecionado para ser promovido de cargo. O diretor daquela grande empresa vê o currículum daquele jovem. No dia tão esperado para promover aquele jovem, a direção da empresa chega até ele e diz que o seu currículum preenchia as qualificações solicitadas pela empresa, mas tinha um detalhe, que mostrava desfavorável a empresa, era ele ser evangélico, então foi passado ao jovem que se quisesse ser promovido ele teria que negar a sua crença, a sua fé, e com isto foi dado ao jovem um tempo para ele pensar e refletir sobre a proposta, e dar a decisão para a direção da empresa no outro dia. No dia seguinte veio o jovem crente para dar a sua decisão para o diretor da empresa. Diante da direção da empresa o diretor pergunta para o jovem: Qual a sua decisão? Você nega a sua crença e é promovido, ou fica com a sua crença sem receber a promoção e ser demitido? Naquele momento o jovem escolhe ser promovido, e o diretor com a cabeça baixa escrevendo, diz para aquele jovem: “Pode passar no departamento pessoal pegar a sua demissão!” O jovem olhou para o diretor e disse que estava escolhendo fazer a vontade da empresa e negando a sua crença. Então olhou o diretor para aquele jovem e disse: Você foi provado e não serve para fazer parte da direção desta empresa, porque, se você não foi fiel para com o seu próprio Deus, como será fiel à esta empresa e a mim que sou dono dessa empresa? Amado leitor(a)  será que não estamos negando o nosso Deus, através das nossas escolhas em nosso dia a dia? O apóstolo Pedro que andou com Jesus e recebeu todos os seus ensinamentos, em um certo momento ele diz que nunca negaria o Senhor, mas o Senhor Jesus que conhece todos os corações diz que antes que o galo cante três vezes Pedro o negaria. Pedro replicou e disse que jamais ele negaria o Senhor, mas no momento em que Jesus era levado para ser crucificado Pedro nega Jesus três vezes. Quando damos mais importância as coisas dessa vida e dedicamos todo o nosso tempo a elas, e esquecendo se de Deus, será que não estamos negando ao Senhor Jesus?  Medite!   Pr. Edvaldo

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DAVI UMA OLIVEIRA VERDE NA CASA DE DEUS

"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; Confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente" Sl 52:8

Por que Davi desejou ser como oliveira verde na casa de Deus? Não poderia ele ter escolhido outra planta para representar sua presença no templo?

Existem muitos estudos com uma abordagem bem completa sobre o referido Salmo. Não existe, portanto, muita coisa nova que possa ser dita a respeito da passagem.

O certo é que, novidade ou não, as revelações contidas na passagem: "Oliveira verde na casa de Deus", cabem na vida de todo àquele que deseja ser agradável ao Senhor. O estudo não é original, não pertence a mim, mas, tomei a liberdade de fazer algumas modificações a partir da fonte consultada.

Nos tempos de Davi existia em Israel um local conhecido como Moenda, onde as azeitonas eram levadas para extração de azeite. Este local continha quatro grandes pedras que giravam esmagando as azeitonas da seguinte forma:

Primeira Pedra- Primeiro Azeite

A primeira pedra da moenda esmagava as azeitonas e davam origem ao primeiro azeite. Este azeite era usado no templo como azeite da unção e da adoração. Davi desejou ser um adorador de Deus, mesmo que tivesse que passar pelas pedras.

Segunda Pedra- Azeite da Alimentação

Esmagadas pela segunda vez, das azeitonas se extrai o azeite para alimentação dos judeus.Davi desejou está na casa de Deus servindo de alimento aos mais necessitados.

"Também ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. E falarás aos filhos de Israel dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações"(Ex 30.29,30).

"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Atos 20.35)

Terceira Pedra- Azeite da Luz

A terceira prensa das azeitonas davam origem ao Azeite da Luz, usado nas lâmpadas do templo.

Davi desejou ser luz para sua geração, referência, bênção, oposição às trevas.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte" (Mt5;14)

Também em Mateus (25:1a13), na parabóla das dez virgens, Jesus fala da necessidade de manter azeite nas lâmpadas para aguardar a chegada do Noivo.

O azeite da Luz representa ainda a chama do Espírito Santo que Davi desejou manter sempre acesa. Alguém sempre cheio do Espírito discerne bem todas as coisas e mantêm a comunhão com Deus

Quarta Pedra- As borras de azeitona

Ao chegar na quarta pedra, só existiam borras de azeitonas. Essas borras seriam aproveitadas para fazer sabão, utilizado na própria moinha e também comercializado entre os judeus.

Davi desejou ser como esse sabão: Que purifica, limpa.Desejou ser motivo de inspiração na casa de Deus para coisas puras.

"Quem subirá ao Monte do senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega sua alma a vaidade nem jura enganosamente" Sl 24.3,4.

Davi desejou ser "oliveira verde na casa de Deus" porque conhecia todas as funções que a pequena azeitona teria na Casa de Deus, ele também sabia que isso lhe custaria sacrifício, renúncia, mas, que compensaria.

Autor: Wilma Rejanes
www.estudogospel.com.br